quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Produtos tóxicos em roupa infantil de marcas internacionais????






Cada dia que passa encontramos noticias assustadoras, e esta é mais uma que aparece, eu que sou mãe de uma menina já com 2 anos e que ao longo deste tempo tem usado muitas das marcas analisadas.

Aqui fica a noticia:

A associação ambientalista Greenpeace denunciou  hoje ter encontrado produtos tóxicos nocivos à saúde em roupa infantil de  várias marcas internacionais vendidas em 25 países, como a Adidas, a Burberry, a Disney, a Primark ou a Nike. 

A organização analisou oitenta e duas peças para crianças, desde camisas a sapatos e fatos de banho, de um conjunto de marcas que também inclui a H&M, a Puma,  a American Apparel, a GAP, a Uniglo ou a Li-Ning.
De acordo com o relatório hoje apresentado, as análises da Greenpeace  mostraram que 61% das peças continham nolilfenol, um grupo de químicos que  causam perturbações hormonais, como avançou à agência de notícias espanhola  Efe a responsável da campanha de tóxicos da Greenpeace Ásia oriental, Ann Lee.
A ambientalista acrescentou ainda que mais de 94% das peças analisadas continham ftalatos, utilizado habitualmente na indústria têxtil como suavizante  e conhecido como uma substância tóxica que afeta o processo reprodutivo  dos mamíferos.
Apesar do perigo que representa o contacto com estes químicos, desconhece-se,  para já, qual é a consequência direta para uma criança que vista a roupa afetada.
Os produtos analisados pela Greenpeace foram adquiridos entre maio e junho do ano passado em lojas oficiais das marcas situadas em países como a Espanha, a Itália, os Estados Unidos, a Colômbia, o México e a Argentina,  e foram fabricados em 12 Estados.
A organização conseguiu, no entanto, verificar que um terço da produção  proveio da China, país que a Greenpeace defende ser o primeiro a ver a sua  exportação bloqueada.
Lusa

( Podem ler este e outros artigos relacionados aqui.)



1 comentário:

  1. Desconhecia disto O.o, uma pessoa até fica parva.. A da Primark uma pessoa desconfia sempre agora GAP, Burberry e outras marcas maiores, pagamos tanto por uma peçita de roupa e sai assim??

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...