sexta-feira, 20 de abril de 2012

Chucha... até quando?



Ao fim de pesquisas e de observar a minha mais que tudo...eis a minha conclusão:

- O acto de mamar já vem desde a barriga da mãe, daí muitas ecografias apanharem o bebé a chuchar no dedo, como tal quando nascem a situação não muda muito no toca a este aspecto. Quando o bebé se alimenta através da mama da mãe é muito mais que um ato de alimentação, é uma forma de ligação entre mãe e filho, além de que este ato transmite paz e segurança ao bebé.

- Ponto isto, é normal que o nosso bebé chuche em tudo o que lhe vier á mão, dedo, mão, na orelha do coelhinho de peluche, na mantinha, etc. Nalguns casos, quando os bebés têm uma necessidade de sucção exagerada, a chucha é recomendada de modo a evitar que mamem em demasia.

- Bebés que apresentam problemas de flacidez da musculatura da boca ou da língua, a chucha obriga-os a exercitar estes músculos, fortalecendo-os como uma verdadeira fisioterapia.

- Uma regra simples passa por retirar a chucha assim que o objectivo for atingido, ou seja, quando o bebé se acalma, quer esteja a dormir ou não. Importante é também não deixar a chucha ao alcance do bebé, pois ele, mal tenha coordenação motora suficiente, será tentado a mantê-la permanentemente na boca. E durante o processo de aprendizagem da fala deverá tirar a chucha sempre que a criança queira exprimir-se, para que não desenvolva posturas erradas da língua ao pronunciar as palavras.

- Há pediatras que só aconselham a chucha até aos seis meses, equacionando o risco ainda não comprovado de que a partir dessa idade a chucha pode causar otites. Isto porque se suspeita que a chucha esteja relacionada com alterações no equilíbrio da pressão entre a cavidade do ouvido e do nariz, o que debilitaria o funcionamento das trompas da Eustáquio.

- E, tal como na hora de deixar as fraldas, a criança não deve ser pressionada nem criticada se falhar o processo de aprendizagem. Não há um método para deixar de chuchar, normalmente os pais seguem o processo de tentativa e erro, que é a base da aprendizagem. O que é preciso é tempo e atenção. Dependendo da idade, pode ser a própria criança a decidir despojar-se da chucha, naturalmente, sem negociações e sem perturbações posteriores. Mas muitas vezes a dependência está instalada e só a ideia de perder aquela fonte de tanto prazer é destabilizadora, gerando tensão e ansiedade. Nesses casos, há que caminhar passo a passo, limitando progressivamente o uso da chucha, restringindo-o, por exemplo, ao acto de dormir e encontrando outras fórmulas para contornar os momentos de agitação. Este é um processo facilitado para os pais cujos filhos frequentam infantários, já que as educadoras também assumem como sua tarefa o adeus à chucha. E depois há pais que nunca tiveram estas dúvidas, pais cujos bebés nunca manifestaram o menor interesse pela chucha.

Alguns conselhos: 

- se optar pela chucha, não a passe em açúcar, mel ou doces, pois potenciam as cólicas e as cáries - use apenas chuchas ortodônticas e adequadas à idade - evite pendurar cordões ou fraldas de pano na chucha, pois o peso deforma a arcada dentária.

 - lave e ferva a chucha com frequência, pois a boca é a maior porta de entrada de infecções no corpo humano - o aro, quase sempre de plástico, deve acompanhar a curvatura da face do bebé para um fechamento labial mais adequado e deve ter orifícios para ventilação lateral.

- não ofereça a chucha ao bebé ao primeiro sinal de choro.
- não a use para satisfazer todas as necessidades do bebé, senão ele próprio verá na chucha a solução para todos os seus problemas.
- antes de dar a chucha, procure descobrir qual a origem da agitação: se o bebé tiver fome, dê-lhe comer, se tiver sono adormeça-o.
- tenha mais do que uma chucha, para que o bebé não crie uma relação de dependência com aquela chucha.
- não retire a chucha numa fase de alterações de outros hábitos, pois aumenta a insegurança.
- não humilhe a criança nem a faça sentir-se diminuída por usar chucha, nem a compare com outras crianças que já não usem, em vez disso, apele ao lado bondoso da criança, diga que vão dar a chucha a um bebé que não tem, ou dar ao Pai Natal ou Coelhinho da Páscoa.


As minhas recomendações: 

Chuchas ortodônticas

Esta é da marca Nuk.
Como já devem ter percebido a minha marca favorita no que toca a chuchas e biberons é a Nuk. Chuchas de outras marcas a minha filha não tem e biberons só tem 2 da Chicco, o resto é tudo Nuk.


Porta chuchas da marca Chicco

Este porta chuchas é muito útil, a Leonor adora atirar com as chuchas ao chão e assim tenho sempre duas guardadas de reserva. Existe este porta chuchas em laranja e vermelho (é o que tenho cá em casa).

Estes produtos podem ser encontrados na Prénatal, Zippy e nas farmácias (se bem que nem todas têm a marca Nuk).
Podem sempre fazer as encomendas on-line. =)


2 comentários:

  1. O meu filhote largou a chucha muito cedo. Apenas a usou para adormecer até aos 4 meses. Nunca gostou muito dela. E ainda usei 4 diferentes. Mas ele acabou por deixá-la.

    ResponderEliminar
  2. O meu baby só usa a chupeta para dormir, e quando adormece "deita-a" fora, agora estamos a tentar que largue de vez :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...